Instituto Paulo Martins divulga jurados de concurso
O Instituto Paulo Martins divulga os nomes da banca examinadora que avaliou os trabalhos inscritos no concurso 400 anos de Alimentação em Belém. A banca é composta por três profissionais sendo uma chef de cozinha, um jornalista e especialista em história. Confira o currículo dos integrantes da banca:

A chef de cozinha Ilca do Carmo é formada em Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Pará. Em 2009, formou-se em gastronomia em ICIF - Italian Culinary Institute for Foreigners, em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. No ano seguinte, em 2010, Ilca foi morar em Lisboa, Portugal, onde obteve experiência profissional com o chef Vitor Sobral no conceituado restaurante Tasca da Esquina. Voltou à capital paraense e uniu a experiência recém-adquirida portuguesa com a cozinha tradicional brasileira, paraense e italiana e fundou o Santa Chicória onde exercita diariamente paixão e técnica.

Aldrin Moura de Figueiredo é historiador, graduado em História pela Universidade Federal do Pará (1989). Ainda pela UFPA especializou-se em Antropologia Social (1993). Aldrin também é mestre e doutor em História pela Universidade de Campinas (1996-2001) e bolsista de produtividade do CNPq. Desde 1991 é professor da Faculdade de História da UFPA. Sua área de interesse procura conexões entre a história cultural, as artes visuais e o ensaio crítico. Atualmente vem se dedicando ao estudo das artes plásticas e literárias na Amazônia nos séculos XIX e XX, patrimônio histórico, história e arquivos, memória e acervos da imigração estrangeira na Amazônia e a história social da intelectualidade amazônica (séculos XVIII-XX). Realizou curadorias e consultorias em diversos projetos com instituições brasileiras e estrangeiras, com intercâmbios na Bélgica, Espanha, Itália, França e Portugal. Coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA/CNPq) e atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia e diretor do Centro de Memória da Amazônia sediado na Universidade Federal do Pará.

Fernando Jares Martins é jornalista e publicitário, sendo redator especializado em gastronomia e turismo, desde 1985. Integrou o júri dos Restaurantes Recomendados da ADVB/Pará e do júri do “Prêmio Chef Paulo Martins” do “Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense” dos anos 2012, 2013 e 2014, que destacou o talento de jovens cozinheiros. Foi responsável por textos do livro “Culinária Papa-Chibé – Vol. 01 – a comida do dia a dia do paraense”, edição do Instituto Paulo Martins/2013. Redator e responsável pelo blog “Pelas ruas de Belém” (pelasruasdebelem.zip.net) onde escreve regularmente sobre gastronomia, arte, cultura, pessoas, história e costumes de Belém.
R. João Balbi, 254 - Sala D - Nazaré, Belém/PA - 66055-260 - (91) 3242.4222 ...... Todos os direitos reservados ao Instituto Paulo Martins